terça-feira, 3 de maio de 2011

Precisamos buscar respostas e ações coletivas contra o ataque da OTAN à Líbia


O ataque militar de potências imperialistas à Líbia, avalizado pela OTAN, causou impacto e indignação entre as forças de esquerda no Brasil. Entretanto, aquilo que, aparentemente, poderia incentivar repúdios organizados e unificados no nosso campo, demonstrou que a indignação coletiva não é elemento suficientemente forte para  nos impulsionar em direção a ações conjuntas. Afinal, as leituras sobre o evento militar são tão díspares que parece ter causado impasse paralisante na esquerda, que não quis arriscar uma frágil unidade em torno de assunto tão delicado.

Se, por um lado, o ataque militar escancarou a atitude agressiva e interesseira dos países imperialistas, por outro, ele acontece em meio a um processo de rebelião generalizada em vários países no norte da África e no Oriente Médio, que parecia envolver, na mesma medida, supostas forças revolucionárias na Líbia em oposição ao status quo das famílias que se apropriam das riquezas e do poder naquele país.

O receio de algumas forças políticas é que a condenação contundente ao ataque coordenado pela OTAN pudesse ser lido como respaldo às supostas atrocidades de Muamar Kadafi contra seu próprio povo.

Esse impasse paralisante impediu, de fato, que as esquerdas unificassem o seu discurso e promovessem atos coletivos de repúdio ao ataque contra a Líbia.

Nós do Espaço Cultural Mané Garrincha, ainda que possamos compreender as diversas motivações das organizações de esquerda, cremos que o impasse momentâneo não deve impedir que se debata com franqueza as divergências no nosso campo. Não acreditamos na falsa dicotomia Kadafi x OTAN, pensamos que é preciso barrar a máquina de guerra imperialista em qualquer circunstância e local. Condenar os imperialistas não significa apoiar Kadafi.

Sendo assim, convidamos as forças (organizações e indivíduos) anti-imperialistas e anti-capitalistas para debater a situação da Líbia para que, se possível, possamos construir atos públicos de repúdio aos ataques imperialistas.
Será no dia 07.05.2011, às 15h, na Rua Silveira Martins, nº 131, Sé, São Paulo/SP.

Fonte: espacogarrincha.blogspot.com

Nenhum comentário: