sábado, 19 de março de 2011

Ufopa: Reitor se irrita com protesto e interrompe aula inaugural





Não teve fim a aula inaugural da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nesta sexta-feira. O reitor pro tempore, Seixas Lourenço, vetou a fala do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que protestava contra a falta de democracia na Universidade. Também estiveram presentes estudantes e professores do Movimento Ufopa Livre!

No fim da tarde desta sexta-feira, os manifestantes se concentraram na frente do hotel Bullevard, local alugado em Santarém para a aula dos estudantes recém-ingressos e onde ocorreria a aula inaugural. Houve tumulto quando um estudante vestido de frango tentou entrar nas dependências.

Ao entrarem no auditório do evento, os manifestantes ficaram em silêncio, mas ficaram com as bocas amordaçadas. Um grupo tentou negociar uma fala de 3 minutos do DCE, o que foi negado. Os manifestantes se deslocaram até a  frente ao palco, com faixas abertas e ainda em silêncio.

A professora Fátima Matos, ligada à reitoria, ainda tentou organizar um “Ih, fora” contra os manifestantes, quando o reitor nomeado, Seixas Lorenço, cancelou a cerimônia e responsabilizou o protesto. 

Uma assembleia estudantil teve início no interior do Campus-hotel, mas sons extremamente altos foram ligados, forçando a retirada dos estudantes para a frente do hotel, onde a assembleia foi concluída.

A evidente falta de democracia na Ufopa se aprofunda a cada dia. 

Em tempo, esta semana teve início a oitava chamada de calouros para preenchimento para quase 20% das vagas ainda ociosas.

LEIA MAIS TEXTOS SOBRE A UFOPA: candidoneto.blogspot.com


Fonte: Blog do Cândido(Língua Ferina)

Nenhum comentário: