sexta-feira, 3 de junho de 2011

Empresa Bertolini causa acidente ambiental no rio Tapajós - Uma grande mancha de óleo está avançando pelo rio Tapajós


O Ibama  deu prazo até o final da tarde de hoje para que a Empresa Bertolini, responsável pelo vazamento de óleo, no bairro do Uruará, responda quais foram as causas apontadas para esse desastre ecológico.


O vazamento começou na tarde de ontem e uma embarcação pertencente a transportadora foi a responsável pelo acidente.

O fato deixou pescadores apreensivos, não apenas pelos prejuízos com as canoas que vão precisar de novas pinturas, mas principalmente com a sua subsistência.

No bairro Uruará, mais precisamente no Porto dos Milagres, dezenas de famílias vivem da atividade pesqueira, para a sobrevivência das suas famílias.

A mancha escura se espalha rapidamente e vai desde a Vila Arigó até o local onde estão sendo realizadas as obras do PAC.


Medidas paliativas estão sendo feitas pelos responsáveis pelo vazamento, sem qualquer sucesso. Marcações com bóias improvisadas são colocadas como balizamento.

O receio dos moradores é que a mancha avance e atinja o lago do Maicá, que é considerado um santuário para a procriação de diversas espécies.

Ninguém apareceu pra dar informações detalhadas sobre as reais causas.

Uma nota evasiva da empresa causadora do acidente, foi emitida à imprensa, pela gerente do Departamento Comercial da Bartolini, informando que o gerente da transportadora está no local, tentando resolver os problemas provocados, e ainda não sabe a quantidade de óleo despejado, e nem as causas do acidente.

A nota informa, ainda, que os órgãos de fiscalização do meio ambiente estão cientes do ocorrido.

Fonte: O impacto

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais um motivo para não se comemorar o dia do meio ambiente..