quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Criação da Aliança "Tapajós Vivo”

No último dia 18 de fevereiro aconteceu em Itaituba o Seminário Aliança em Defesa do Tapajós, que culminou com a criação de um novo coletivo para atuar contra a ameaça das cinco grandes hidrelétricas propostas pelo Governo Federal para a bacia do rio Tapajós.

Promovido pelo Movimento Tapajós Vivo de Itaituba e pela Frente em Defesa da Amazônia de Santarém, o evento contou com uma representação bastante satisfatória do conjunto do Tapajós (aprox. 40 pessoas, de diversos municipios da calha de Tapajós entre Santarém, Itaituba, Aveiro e Jacareacanga incluindo algumas representações indígenas em nome de mais de 100 aldeias e 14.000 pessoas).

Após uma recolocação da questão das hidrelétricas no Tapajós no contexto do IIRSA, houve um aprofundamento do conceito aliança, extrapolando a parceria e construindo um compromisso coletivo a nível de comprometimento individual e/ou institucional com a defesa da vida no Tapajós e a luta contra as hidrelétricas.

Concluindo o encontro foi elaborada e consensuada uma carta em plenária, expressando os compromissos assumidos. Veja abaixo.

Nas discussões frequentemente foi mencionado a realização do encontro dos três Rios planejado na dinâmica do FAOR/Panamazônica para o mês de Julho em Itaituba.

Abaixo veja fotos de alguns momentos do evento e também a Carta de Compromissos aprovada pelos presentes.













Fonte: Cândido, Edilberto Sena e Allyne Mayum.

Nenhum comentário: