sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O equívoco da homenagem a Seixas Lourenço

Seixas Lourenço: mérito pra ele?

No dia 15/02/2011 o reitor-não-eleito Seixas Lourenço (UFOPA) recebeu um título de honra ao mérito de autoria do vereador Henderson Pinto.
Bem, qual a definição aproximada para honra ao mérito: título de virtude entregue à pessoas ou entidades que conseguiram o reconhecimento público, ou seja, pela sociedade, por suas atividades desenvolvidas.

Primeiro, que o vereador Henderson Pinto parece que não conhece o ensino público universitário, pois, ignora a crise que vive a UFOPA desde sua gestação contestada por grupos de universitários e professores; ignora o formato pedagógico da mais nova universidade brasileira que põe em prática um método já experimentado e abandonado pela academia norte americana no século passado e pela ditadura militar de 1964 no Brasil; o vereador ignora que 910 estudantes que passaram em 2011 pelas provas do ENEN para a UFOPA não se matricularam, num sinal de rejeição da universidade que sonharam. Dá para perceber também que sendo de sua autoria, o mesmo vereador tem a responsabilidade de dizer por que esse reitor-não-eleito merece um título dessa estirpe, sem o reconhecimento da sociedade, pelo contrário, parte da sociedade organizada rejeita o esvaziamento científico da UFOPA. Até porque o “nobre” vereador não representa a sociedade, mas os interesses do seu partido DEMOCRATAS, visto que a democracia representativa é uma falaciosa tão grande quanto esse título.

Segundo, há que se perguntar se o reitor-não-eleito, reitor tampão, merece alguma coisa, como esse título. A Câmara de Vereadores ignora que a UFOPA opta por um sistema educacional que empobrece a competência dos futuros profissionais da Amazônia, com curso de direito, por exemplo, com dois anos e meio de academia. Bem a sociedade demonstrou que a estrutura curricular da UFOPA não merece respeito, sendo que quem coordenada essa monstruosidade curricular é esse senhor, então, por extensão, não merece nada. O movimento estudantil, muitos professores e técnicos que formam a “comunidade acadêmica” reconhecem uma única coisa a respeito de Seixas Lourenço: que ele está promovendo um desserviço para a educação superior.
Sem mais comentários....

Nenhum comentário: