quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tentativa de Suborno

Prainha - Uma operação envolvendo o IBAMA, Polícia Federal e Instituto Chico Mendes, registrou a maior apreensão de madeira ilegal no oeste paraense.
São mais de 40 mil m² de toras de madeira, o produto fora encontrado na Reserva Extrativista Renascer – município de Prainha/Pa.
A operação ‘Arco de Fogo’ foi realizada no último dia 29 de março, e até hoje (7) o Ibama ainda não terminou de medir o volume da apreensão.
A madeira estava estocada em grandes clareiras, fora dos limites do plano de manejo florestal.
‘A partir do momento que tentamos chegar lá, vários obstáculos foram criados, ofereceram R$ 10 mil para que nosso piloto não sobrevoasse a área, ofereceram R$ 2 mil para que a balsa que leva os carros à região não chegasse ao destino, inclusive pagaram manifestantes para fazerem bloqueio nas estradas. ’ Comentou Maurício Santamaria, do Instituto Chico Mendes.
Agente da operação mantém a guarda do produto. A prioridade é conferir o volume da apreensão e identificar os responsáveis pelo crime ambiental.
De acordo com estimativas do Ibama está é a maior apreensão de madeira extraída ilegalmente no Pará.
‘A cada dia que passa estamos encontrando mais madeira, mas seguramente podemos afirmar que á maior apreensão de madeira do oeste do Pará.’ Afirmou o chefe de fiscalização do Ibama Ivanildo Lima.
Como ainda não fora contabilizado o volume total, há estimativas que a apreensão seja a maior do Brasil.


Suzy Loyola com informações de Jaqueline Almada

Fonte: notapajós

Nenhum comentário: