terça-feira, 4 de agosto de 2009

Óbidos: Pastoral Social é contrária a licitação da floresta nacional Saracá-Taquera.

O coordenador da Pastoral Social de Faro, Padre Raimundo da Silva, mais conhecido por Dico, da igreja São João Batista de Faro, esteve nesta semana em Santarém para fazer duas denúncias.

A primeira, levada ao ar ontem, sobre a presença da Alcoa em Faro, e a segunda, diz respeito à falta da participação dos moradores de Faro no processo de concessão Floresta Nacional Saraca-Taquera.

Aquela Floresta se estende por uma área que abrange parte dos municípios de Faro, Oriximiná e Óbidos. São mais de 130 mil hectares de floresta nativa.

O pároco diz que o Serviço Florestal Brasileiro lançou o Edital sem considerar as propostas feitas pela comunidade local em audiências públicas preliminares.

O Edital prevê a concessão de 140 mil hectares da Floresta Saraca Taquera para a exploração.

Essa área será dividida em três partes, com tamanhos diferentes, onde serão permitidas atividades de exploração de produtos florestais, mineração e turismo, para uso durante 40 anos por quem arrendar.

Até o final de 2009, o governo federal pretende lançar os editais restantes, das Flonas Amana e Crepori, localizadas na BR-163, no Pará.

A expectativa é que, no próximo ano, o Serviço Florestal divulgue editais para mais seis Flonas.

Três dessas flonas localizam-se também no Pará – Trairão, Altamira e Jamanxim – e juntas contam 1,1 milhão de hectares, ou 76% da área para concessão no ano.

As demais estão distribuídas pelo Acre, onde deve haver concessões nas Flonas Macauã e São Francisco, e em Rondônia, na Flona Jacundá, que somam 369 mil hectares.

Para ser objeto de concessão, as Flonas devem estar incluídas no Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF) 2010. O documento foi lançado quinta-feira, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Fonte>>>Radio Rural

Link>>>http://www.radioruraldesantarem.com.br/?exibe=detalha_noticia&cod=731

Nenhum comentário: