terça-feira, 12 de abril de 2011

CARTA DOS ESTUDANTES DO ICED À COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFOPA


Os discentes do Instituto de Ciências da Educação - ICED, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em Assembleia realizada no dia 05 de abril de 2011 às 18:00 horas, no Auditório Wilson Fonseca, posicionaram-se contra a Portaria Nº 1.013, de 19/03/2011, que instaura sindicância e abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) contra os estudantes da UFOPA que participaram de um Ato Público durante a Aula Magna realizada no dia 18 de março de 2011 aos novos estudantes.

Acreditamos que uma Universidade pública e de qualidade deve ser construída com base no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Porém, mais do que isso, entendemos que a forma como a Universidade se constrói deve levar em conta os anseios e necessidades da comunidade acadêmica e da comunidade em geral, o que não vem acontecendo, tendo em vista que esse modelo acadêmico foi imposto de forma despótica em nossa instituição, sem consulta a população e sem uma discussão sobre a sua adequabilidade para a nossa região.

São fundamentais na construção de uma nova Universidade o respeito às diferenças, à democracia, à liberdade de expressão e acima de tudo o diálogo, algo em falta na UFOPA. É vergonhoso ver o posicionamento da Reitoria perante as críticas: sempre que o estudante se posiciona contra suas atitudes e imposições, ela o penaliza, criminaliza-o; ao invés de estar aberta a discussões que é o normal em uma sociedade livre e democrática. E, mais vergonhoso ainda, é ver que muitos de nossos mestres, que possuem a mente aberta para determinados temas, mostram-se incapazes de discernir os fatos, aceitando em participar das comissões que investigarão as ações democráticas ocorridas.

Nós estudantes precisamos de uma política de assistência estudantil que satisfaça nossas necessidades e isso não se resume a Bolsa Permanência; precisamos de livros de qualidade na biblioteca e ter acesso a esses livros; precisamos de RU, de alojamentos, de financiamentos para eventos acadêmicos; precisamos de um modelo acadêmico que verdadeiramente satisfaça às necessidades da região e não seja apenas uma fábrica de diplomas que se preocupa em formar o maior número possível de profissionais, sem se preocupar com a qualidade dessa formação (digam isso os futuros professores de história/geografia, física/matemática, biologia/química etc.), além de muitas outras necessidades. E, enquanto as nossas necessidades não forem atendidas, continuaremos sim a nos manifestar publicamente exigindo da Universidade o que dela temos direito!

Nós, estudantes do ICED, em defesa da nossa categoria, afirmamos a legitimidade do direito de manifestação por parte dos estudantes desta IFES e viemos, através desta carta, reiterar nosso repúdio e indignação perante os PADs que estão sendo instaurados contra nossos colegas discentes e mais ainda ao processo de criminalização do Movimento Estudantil que a Administração da Universidade vem promovendo. Estendemos, ainda, nosso apoio aos técnicos e ao professor que estão passando pela mesma situação de desrespeito pela Administração da Universidade.

Dessa forma, pedimos a imediata revogação dos Processos Administrativos Disciplinares.

Assinam os estudantes do ICED.

Enviado por Renan Rocha, estudante da UFOPA

Nenhum comentário: